Cobogó – O Queridinho

Leonardo Finotti – ARQGUIA

Um dos queridinhos das construções e também da decoração, o cobogó é um elemento versátil e tipicamente brasileiro. Inicialmente era utilizado somente na parte externa das residências mas, hoje em dia, é possível encontrá-lo nas mais diversas formas e locais.

O que é um cobogó?

O cobogó é um elemento construtivo de uma parede ou um trecho dela feita em blocos, que se assemelha ao tijolinho vazado. Ele é utilizado no lugar dos tradicionais tijolos e, atualmente, existem cobogós dos mais diversos materiais.

Ele pode ser considerado um estilo de divisória de ambientes, que permite a circulação de ar e a entrada de luz natural de uma forma mais charmosa.

Seu nome faz referência às iniciais de seus criadores: Amadeu Oliveira Coimbra (Co), Ernest August Boeckmann (Bo) e Antônio de Góis (Go). Patenteado em 1929, se popularizou na década de 50 quando começaram a surgir novos formatos e materiais, como o vidro, argila e cerâmica.

Edgard Cesar – Casa Claudia

Como usar o cobogó?

Apesar de no passado ele ser empregado apenas nas áreas externas das construções, hoje em dia os cobogós ganharam espaço.

Em locais onde as temperaturas são muito altas, por exemplo, eles são utilizados para manter o ambiente fresco, sendo uma das soluções mais econômicas para filtrar o sol e garantir a ventilação.

É muito usado como divisória, separando ambientes, como a lavanderia da cozinha. Também em lares integrados, mantendo a privacidade, sem excluir totalmente o cômodo.

Edgard Cesar – Casa Claudia

Sustentável

Atualmente o cobogó é reconhecido como um elemento da arquitetura sustentável, pois atende diversas das suas ideias. Além da função estética, ele valoriza a cultura local (foi criado em Recife – PE), filtra o sol e garante a ventilação permanente. Auxilia, inclusive, a economia de energia!

Casa Cobogó – Marcio Kogan – Casa Vogue

Quer receber por e-mail novidades e dicas de arquitetura e design de interiores? Cadastre-se aqui!

Gabriela Prado, arquiteta formada pela Fundação Armando Alvares Penteado e especializada pela Universitat Autònoma de Barcelona.

 

Projetos inovadores que unem tecnologia, conforto, modernidade e estética, adaptados a necessidade de cada cliente.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Rua Cardoso de Almeida, 634 - Conjunto 33
São Paulo / SP
(11) 31061695 gabriela@gabrielaprado.arq.br