Por que você decora a sua casa para o Natal?

Todos os anos em dezembro vemos as casas com luzes, Árvores de Natal, Guirlandas… Mas será que você sabe o significado dessa decoração? Separei aqui três dos principais itens dessa época do ano para te explicarmos e deixar a data ainda mais mágica:

Árvore de Natal

Sem dúvidas a Árvore de Natal é um dos maiores símbolos dessa época do ano, alguns pesquisadores dizem que o hábito surgiu por volta de 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero.

De acordo com o site Significados, Lutero caminhava pela floresta e ficou encantado com a visão de um pinheiro coberto de neve e sob o brilho das estrelas no céu. Quando chegou em casa, tentou reproduzir para seus familiares a linda imagem que havia visto, usando galhos de um pinheiro, algodões e outros adereços.

Outra versão alega que as árvores de Natal, da forma como são conhecidas atualmente, surgiram na Alemanha entre o século XVI e XVIII. A tradição só chegou nos Estados Unidos e à outros países europeus no século XIX.

Atualmente encontramos de diversos tamanhos, naturais ou artificiais, e até mesmo eletrônicas! Em ambientes comerciais, como os shoppings, encontramos com diferentes temas todos os anos para atrair ainda mais visitantes.

Guirlanda

A tradição das Guirlandas vem de Roma, eles acreditavam que presentear com um ramo de planta levaria saúde para o presenteado, motivo pelo qual passaram a enrolar os mesmos em coroas, assim desejam para toda a família.

Ainda é vista como um símbolo de sorte, que quando pendurada na porta de entrada significa um convite para o espírito natalino entrar na casa. Atualmente podemos encontrar modelos de galhos secos, folhagens, flores, pedrarias e outras ainda mais criativas no período natalino.

Meia de Natal

Existem muitas lendas sobre a Meia de Natal, mas a maioria leva a Santa Klaus, que levava presentes ou moedas para as aldeias e jogava pela chaminé. Mas nas casas mais simples, que não tinham chaminés, começaram a colocar meias! Assim ele deixava dentro delas os presentes.

Hoje em dia em muitos lares a tradição permanece, a meia na janela ou mesmo na árvore de Natal esperando o sonhado presente, que atualmente vem do Papai Noel.

Quer receber por e-mail novidades e dicas de arquitetura e design de interiores? Cadastre-se aqui!

Gabriela Prado, arquiteta formada pela Fundação Armando Alvares Penteado e especializada pela Universitat Autònoma de Barcelona.

 

Projetos inovadores que unem tecnologia, conforto, modernidade e estética, adaptados a necessidade de cada cliente.
 

Av. Pedroso de Morais, 251 – Conjunto 11
São Paulo / SP
(11) 98939-0509
gabriela@gabrielaprado.arq.br