Por que você decora a sua casa para o Natal?

Todos os anos em dezembro vemos as casas com luzes, Árvores de Natal, Guirlandas… Mas será que você sabe o significado dessa decoração? Separei aqui três dos principais itens dessa época do ano para te explicarmos e deixar a data ainda mais mágica:

Árvore de Natal

Sem dúvidas a Árvore de Natal é um dos maiores símbolos dessa época do ano, alguns pesquisadores dizem que o hábito surgiu por volta de 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero.

De acordo com o site Significados, Lutero caminhava pela floresta e ficou encantado com a visão de um pinheiro coberto de neve e sob o brilho das estrelas no céu. Quando chegou em casa, tentou reproduzir para seus familiares a linda imagem que havia visto, usando galhos de um pinheiro, algodões e outros adereços.

Outra versão alega que as árvores de Natal, da forma como são conhecidas atualmente, surgiram na Alemanha entre o século XVI e XVIII. A tradição só chegou nos Estados Unidos e à outros países europeus no século XIX.

Atualmente encontramos de diversos tamanhos, naturais ou artificiais, e até mesmo eletrônicas! Em ambientes comerciais, como os shoppings, encontramos com diferentes temas todos os anos para atrair ainda mais visitantes.

Guirlanda

A tradição das Guirlandas vem de Roma, eles acreditavam que presentear com um ramo de planta levaria saúde para o presenteado, motivo pelo qual passaram a enrolar os mesmos em coroas, assim desejam para toda a família.

Ainda é vista como um símbolo de sorte, que quando pendurada na porta de entrada significa um convite para o espírito natalino entrar na casa. Atualmente podemos encontrar modelos de galhos secos, folhagens, flores, pedrarias e outras ainda mais criativas no período natalino.

Meia de Natal

Existem muitas lendas sobre a Meia de Natal, mas a maioria leva a Santa Klaus, que levava presentes ou moedas para as aldeias e jogava pela chaminé. Mas nas casas mais simples, que não tinham chaminés, começaram a colocar meias! Assim ele deixava dentro delas os presentes.

Hoje em dia em muitos lares a tradição permanece, a meia na janela ou mesmo na árvore de Natal esperando o sonhado presente, que atualmente vem do Papai Noel.

Quer receber por e-mail novidades e dicas de arquitetura e design de interiores? Cadastre-se aqui!

Gabriela Prado, arquiteta formada pela Fundação Armando Alvares Penteado e especializada pela Universitat Autònoma de Barcelona.

 

Projetos inovadores que unem tecnologia, conforto, modernidade e estética, adaptados a necessidade de cada cliente.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Rua Cardoso de Almeida, 634 - Conjunto 33
São Paulo / SP
(11) 31061695 gabriela@gabrielaprado.arq.br