Quarto Montessoriano

Em um post aqui do blog, que dei algumas dicas sobre decoração de quartos infantis, prometi fazer um exclusivo sobre a decoração montessoriana. Então, vamos lá!

O que é?!

A decoração se baseia na filosofia Montessori de educação, que apoia a ideia de que a criança desenvolva desde cedo a sua autonomia. Por isso, o ambiente é pensado para estimular a curiosidade e liberdade dos pequenos, mas sempre em segurança. Vamos para algumas dicas:

Cama

Diferente dos outros estilos de decoração de quarto de bebê, esse não tem berço! A cama com colchão fica no chão, pois assim a criança tem liberdade e autonomia, que o berço tira e a deixa dependente dos adultos para ter acesso a cama.

Mas é sempre preciso pensar na segurança, almofadas e protetores de cama são aliados e impedem que o bebê quando muito pequeno role para fora.

Prateleiras e móveis

Mantenha as atividades da crianças na sua altura, assim ela terá liberdade para pegar quando quiser brincar.

Segurança

É preciso pensar e estudar antes de optar por esse estilo de decoração, pois a segurança das crianças está sempre em primeiro lugar. O ambiente precisa ser pensando em cada detalhe, para que os pequenos tenham liberdade e os pais tranquilidade de que nada será perigoso para eles ali no quarto.

Quer receber por e-mail novidades e dicas de arquitetura e design de interiores? Cadastre-se aqui!

Gabriela Prado, arquiteta formada pela Fundação Armando Alvares Penteado e especializada pela Universitat Autònoma de Barcelona.

 

Projetos inovadores que unem tecnologia, conforto, modernidade e estética, adaptados a necessidade de cada cliente.

Rua Cardoso de Almeida, 634 - Conjunto 33
São Paulo / SP
(11) 31061695 gabriela@gabrielaprado.arq.br