Vale a Pena Reformar um Imóvel Pequeno?

Vale a pena investir em uma reforma quando o espaço é muito pequeno? Será que muda alguma coisa?

Independente do tamanho do imóvel é extremamente importante estudar cada espaço, como será utilizado e o dia a dia da família que vai estar ali. Existem apartamentos de 16m² onde uma família vive muito bem e aqueles de 400m² que não são nada funcionais. A diferença? Um profissional projetou e adequou o espaço.

A importância de um projeto de qualidade

Cada vez mais, a vida está corrida e os espaços menores, por isso a importância de um projeto de qualidade. Desde a iluminação até os móveis, tudo precisa ser estudado.

Um espaço mal iluminado, por exemplo, pode causar problemas de visão. Saber fazer o cálculo luminotécnico, que é uma forma matemática de descobrir se a iluminação do local está correta ou não, é extremamente necessário.

Imagina que você está decorando o seu apê de 20m² e, no shopping, se apaixonou por um sofá de 2m de largura e 3m de profundidade, concorda que ele não é o mais adequado para o tamanho do seu imóvel?

É possível encontrar móveis lindos e com o tamanho ideal, sem que o espaço fique prejudicado e sua casa não seja funcional.

É obrigatório integrar todos os cômodos?

Uma parede faz toda diferença, principalmente nos espaços pequenos. Muitos tendem a optar por integrar tudo, mas você pode, sim, manter uma organização mais tradicional! Para isso é necessário estudar o espaço e colocar as divisórias, que não precisam ser paredes, nos locais certos.

E para aqueles que escolhem integrar os espaços é preciso se atentar para que a integração seja funcional e estética. Para que, ao mesmo tempo que os cômodos estão juntos, eles tenham suas particularidades preservadas.

Como receber amigos em pouco espaço?

Existem técnicas que fazem com que o pouco espaço pareça muito! As divisórias retráteis ajudam bastante nesse momento. Ambientes que viram outros apenas com um puxar ou empurrar da porta, ou ainda aqueles que ganham privacidade graças as cortinas.

Dicas para quem tem pouco espaço

  • Espelhos dão sensação de amplitude ao ambiente e são bastante úteis no dia a dia.
  • As portas de correr ajudam a separar e unir os ambientes, mantendo a privacidade quando necessário.
  • Os armários camuflados ficam discretos e podem ser incluídos em diversos cantos e corredores, otimizando o espaço.

Valores

O fato de termos parcerias com diversas marcas e conseguirmos descontos para os nossos clientes fará com que aquele móvel que você sempre sonhou faça parte da sua casa por um valor que cabe no seu orçamento.

 

Quer receber por e-mail novidades e dicas de arquitetura e design de interiores? Cadastre-se aqui!

Gabriela Prado, arquiteta formada pela Fundação Armando Alvares Penteado e especializada pela Universitat Autònoma de Barcelona.

 

Projetos inovadores que unem tecnologia, conforto, modernidade e estética, adaptados a necessidade de cada cliente.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Rua Cardoso de Almeida, 634 - Conjunto 33
São Paulo / SP
(11) 31061695 gabriela@gabrielaprado.arq.br